Assim como Thomas Jorion e Robert Polidori, a fotógrafa norte-americana Lori Nix possui grande interesse por registrar locais abandonados, marcados por catástrofes naturais ou pela desastrosa ação humana.
Um detalhe, porém, a difere de seus colegas de trabalho. Ao invés de clicar lugares que existem de fato, a artista opta por criar suas próprias paisagens entre quatro paredes, dentro de seu estúdio no Brooklyn.
Produzidos por Nix, os cenários capturados para a série The City, por exemplo, mostram uma cidade futurista abandonada, com museus, teatros, lavanderias e bares que, uma vez livres da presença do homem, vão sendo, pouco a pouco, ocupados pela Mãe Natureza.
Assim como Thomas Jorion e Robert Polidori, a fotógrafa norte-americana Lori Nix possui grande interesse por registrar locais abandonados, marcados por catástrofes naturais ou pela desastrosa ação humana. Um detalhe, porém, a difere de seus colegas de trabalho. Ao invés de clicar lugares que existem de fato, a artista opta por criar suas próprias paisagens entre quatro paredes, dentro de seu estúdio no Brooklyn. Produzidos por Nix, os cenários capturados para a série The City, por exemplo, mostram uma cidade futurista abandonada, com museus, teatros, lavanderias e bares que, uma vez livres da presença do homem, vão sendo, pouco a pouco, ocupados pela Mãe Natureza. Nascida no Kansas, estado conhecido por seus desastres naturais, Nix afirma que sempre foi interessada em representar cenas de perigo e catástrofes. Inspirada pela leitura de jornais, revistas e livros de ficção científica, a fotógrafa constrói dioramas e os fotografa desde o início de 1990. Habilidosa, cria a maioria de suas cenas à mão, embora, em alguns casos, prefira inserir às paisagens objetos em miniatura pré-fabricados; Extremamente detalhados, os cenários podem levar até sete meses para serem construídos e três semanas para serem fotografados. Enquanto Nix cria o conceito das obras, escolhe a paleta de cores e a iluminação e constrói as estruturas de espuma, pintando-as e fixando-as, sua parceira Kathleen adiciona os vidros e intervém nas obras para deixá-las com o aspecto decadente e deteriorado. Todo esse trabalho resulta em cenários incríveis, que podem medir entre 50x60 centímetros, quando quadrados, ou 182 centímetros de diâmetro, no caso de maquetes em forma de círculo. Fonte: Zupi
0 comentários:
Postar um comentário